quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Não sabemos namorar.


Namorar é confiar muito um no outro. É deixar o egoísmo e o orgulho de lado, e pensar no outro, com o outro e como o outro. Namorar pode ser pra vida toda, quando você entrega sua vida pelo seu amor. Quando existe de fato, essa declaração, todos os membros do seu corpo que fazem essa coisinha chamada amor funcionar, trabalham para que esse amor nunca mais seja esquecido. Assim como o seu corpo e mente tentam obedecer á essa frase, a pessoa que ouviu absorve essa informação, guarda seu cheiro, coleciona lembranças e cultiva coisas sobre você. Um exemplo disso é quando achamos que encontrar um brinco, ou um boné, até mesmo um chaveiro, que seu ex esqueceu na sua casa foi de propósito. Não é de propósito, suas mentes trabalharam pra isso, os seus corpos voluntariamente levaram vocês até esse ponto. Por isso é tão difícil esquecer. 
Namorar é mais do que ser amigos, dividir espaços e satisfações. Requer uma delicadeza insuportável, é tentar agradar ao outro quando menos se espera. Gentileza, em cima de gentileza. Um cuidado para não magoar com um aviso e pergunta, e com aquela mesma educação por idosos e gestantes. Tem que se preparar, ceder, abrir espaço, oferecer, renunciar. É um extremismo terrorista. Então porque você acha que quando terminamos uma relação nos sentimos no fim de uma guerra civil? Consigo me enxergar até de braço quebrado com um tiro no peito. 
É ter uma lista de supermercado na ponta da língua; a pasta de dente que ele usa, o sabonete, o xampu, o condicionador, o leite, o suco... Porque desconhecer a geladeira do namorado é pedir para ser esquecido. É entrar numa livraria e pensar em qual livro ele gostaria de ler, entrar numa loja e tentar imaginar o vaso que combinaria com sua sala, é entrar em um cemitério e sonhar com um mausoléu para a família, sim, pensar na morte juntos - nada mais romântico do que isso. É passar a mascar um chiclete de sabor melancia, pra lembrar o gosto do beijo que você tanto sente saudade, do qual você tanto chora. 
Namorar requer uma atenção absoluta. E não reclame: amar pode ser para toda a vida quando oferecemos toda a nossa vida.

"Precisamos namorar as palavras, cuidar bem delas para que possamos conviver bem com nós mesmos já que somos feitos a partir e por elas."
Karina Rego